terça-feira, 31 de março de 2009

Parque Natural da Arrábida e Arabis Sadina

Parque Natural da Arrábida




Nas origens da criação do Parque:
Parque Natural da Arrábida: Surge a 28 de Julho de 1976 pelo D.L. nº 622/76. Estende-se por parte significativa da área designada cadeia da Arrábida, que compreende o conjunto de montes que acompanha o rebordo costeiro meridional da península de Setúbal; deste destaca-se a serra da Arrábida, a sua mais importante elevação e que constitui o núcleo orográfico da cadeia.



Porque foi criado o Parque Natural da Arrábida?
O principal objectivo da criação do Parque Natural da Arrábida foi a imperativa necessidade de conservar a sua Flora e Vegetação, que constitui um património natural de importância internacional.



Arabis Sadina


Esta é uma planta perene rizomatosa, com floração de Março a Abril.

Habitat:Ocorre em zonas de Clareira de matas e matos basófilos. Na serra da Arrábida ocorre em arribas calcárias com elevada diversidade florística.

Ameaças:Esta espécie tem sido ameaçada pelas acções de desflorestação, perturbações derivadas da instalação e manutenção de antenas e instalação de parques eólicos, bem como a abertura ou melhoria de caminhos.


Vulnerabilidade:
O seu estado de conservação é considerado vulnerável. Nas serras de Aire e Candeeiros encontra-se em estado moderado de conservação, sendo prejudicada no cimo da serra de Aire pela instalação de antenas e nas serras de Montejunto e dos Candeeiros a área de ocorrência está sujeita a planos de florestação.


Biometria:

Localização:
Este tipo de planta distribui-se pela região Biogeográfica Mediterrânica: Portugal. A nível nacional encontra-se nas serras de Aire e Candeeiros como também no Parque Natural da Arrábida.

Sem comentários:

Enviar um comentário