sábado, 11 de abril de 2009

Geneta (Genetta Genetta)


A Geneta é um carnívoro de origem africana que actualmente se encontra em vias de extinção. O seu nome científico é Genetta Genetta. Apresenta índices de presença como as pegas e as latrinas, por isso não é muito difícil de encontrar. É um animal solitário e territorial, utilizando as latrinas para determinar o território. Antigamente, a Geneta desempenhava o papel de animal de estimação que o gato ocupa na actualidade, mantendo os roedores afastados da casa dos donos.

Habitat: É possível encontrar Genetas na maioria dos habitats mediterrâneos, devido à sua “plasticidade adaptativa”, porém é mais fácil encontrá-las em zonas com alguma altitude.
As Genetas preferem zonas com bastante vegetação, tais como bosques fechados, e zonas rochosas, próximas de rios, ribeiras, lagos...



Classificação científica:

Classe: Mammalia (mamíferos)
Ordem: Carnivora (carnívoros)
Família: Viverridae (viverrídeos)
Género: Genetta
Espécie: Genetta Genetta
Nome comum: Geneta

Descrição física: A Geneta é um animal de médio porte, com um corpo alongado e uma cauda comprida. As suas patas são curtas com garras retrácteis, as orelhas longas e o focinho é afilado. O pêlo apresenta tons cinzentos com manchas e riscas (no corpo e na cauda) de cores mais escuras. Possui as glândulas odoríferas bastante desenvolvidas e situadas junto à cauda.

Alimentação: A Geneta é omnívora, alimenta-se principalmente de roedores (ratos-do-campo), mas pode consumir, também, répteis, frutos e insectos, revelando assim uma grande plasticidade na alimentação. Esta varia com a área geográfica e a altura do ano em que se encontram.

Porque está em vias de extinção?
Esta espécie encontra-se em vias de extinção sobretudo devido a factores relacionados com as actividades humanas, tais como a caça e a elevada densidade da rede viária.


Biometria:

Comprimento: Varia entre 87 a 111 cm.

Peso: Entre 1 a 2,2 kg.

Distribuição: Existe em toda a Península Iberíca e também cobre o oeste, sudoeste e sul da França, excepto a zona província de Bretagne(Bretanha).


Comportamento: A Geneta normalmente, para viver, escolhe um terreno alto á beira de um rio e é raro abandoná-lo. É um animal solitário e hostil com os animais invasores dos seus territórios, muito ágil que trepa e nada muito bem. Possui hábitos nocturnos, repousando durante o dia em buracos das árvores. Quando caça, segue a sua trilha habitual que é marcada com a sua urina.


Reprodução: A Geneta torna-se independente ao completar doze meses de idade e com dois anos atinge a maturidade sexual. A sua reprodução ocorre uma vez por ano (em meados de Fevereiro/Março ou Julho/Agosto, alturas em que é mais frequente o cio) e as crias, que podem ser até 4 por ninhada, nascem após 11 semanas de gestação, no inicio do Verão ou Outono.

domingo, 5 de abril de 2009

Falcão Peregrino (Falco peregrinus)




As principais características desta esplenderosa espécie são que esta espécie é uma ave de rapina diurna de médio porte, como também prefere habitats em zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrado em grandes cidades.
Em Portugal, é uma espécie de passagem (Outono – Inverno), sendo muito rara.
O falcão peregrino mede entre 38 e 53 cm de comprimento e pesa entre 0,6 – 1,5 Kg, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos.
Este demonstra ser o animal mais rápido do mundo, com velocidade de mergulho que chega a atingir 320 Km/h.


Habitat: As características do falcão permitem-lhe viver nos mais diversos tipos de habitat, desde os desertos quentes até à tundra (planície gelada do Norte da Sibéria, onde apenas crescem musgos). No entanto, este animal prefere o campo aberto, as praias e pântanos perto de colónias de aves aquáticas e ribeirinhas. Em várias zonas costeiras até aos 4000 m nos Himalaias, em todos os continentes e latitudes se encontram territórios de falcão peregrino.


Classificação científica:

Reino: Animal
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Espécie: Falco peregrinus



Reprodução: a reprodução é sexuada, isto é, realiza-se com a intervenção dos gâmetas femininos e masculinos. Esta ave é um animal ovíparo, porque se desenvolve dentro de um ovo e fora do corpo materno. Neste caso, o embrião alimenta-se das substâncias nutritivas de reserva que estão no interior do ovo.


Biometria:

Comprimento: entre 38 a 53 cm.

Peso: macho: ronda as 610 gramas
fêmea: ronda as 975 gramas


Alimentaçao: O falcão peregrino é uma espécie ornitófaga, isto é, alimenta-se quase exclusivamente de aves.

Ameaças: O falcão peregrino tornou-se muito raro em certos países da Europa, e isso por vários motivos: o homem persegue-o, os caçadores furtivos roubam-lhes os ovos e as crias para abastecer os falcoeiros e vai lentamente intoxicando ao devorar presas que ingeriram sementes ou insectos tratados com pesticidas, para além da utilização de pesticidas organoclorados (DDT) na agricultura, que provocam enfraquecimento na casca do ovo e consequentemente insucesso reprodutivo dos indivíduos.