A Geneta é um carnívoro de origem africana que actualmente se encontra em vias de extinção. O seu nome científico é Genetta Genetta. Apresenta índices de presença como as pegas e as latrinas, por isso não é muito difícil de encontrar. É um animal solitário e territorial, utilizando as latrinas para determinar o território. Antigamente, a Geneta desempenhava o papel de animal de estimação que o gato ocupa na actualidade, mantendo os roedores afastados da casa dos donos.
Habitat: É possível encontrar Genetas na maioria dos habitats mediterrâneos, devido à sua “plasticidade adaptativa”, porém é mais fácil encontrá-las em zonas com alguma altitude.
As Genetas preferem zonas com bastante vegetação, tais como bosques fechados, e zonas rochosas, próximas de rios, ribeiras, lagos...
Classificação científica:
Classe: Mammalia (mamíferos)
Ordem: Carnivora (carnívoros)
Família: Viverridae (viverrídeos)
Género: Genetta
Espécie: Genetta Genetta
Nome comum: Geneta
Descrição física: A Geneta é um animal de médio porte, com um corpo alongado e uma cauda comprida. As suas patas são curtas com garras retrácteis, as orelhas longas e o focinho é afilado. O pêlo apresenta tons cinzentos com manchas e riscas (no corpo e na cauda) de cores mais escuras. Possui as glândulas odoríferas bastante desenvolvidas e situadas junto à cauda.
Alimentação: A Geneta é omnívora, alimenta-se principalmente de roedores (ratos-do-campo), mas pode consumir, também, répteis, frutos e insectos, revelando assim uma grande plasticidade na alimentação. Esta varia com a área geográfica e a altura do ano em que se encontram.
Porque está em vias de extinção?
Esta espécie encontra-se em vias de extinção sobretudo devido a factores relacionados com as actividades humanas, tais como a caça e a elevada densidade da rede viária.
Biometria:
Comprimento: Varia entre 87 a 111 cm.
Peso: Entre 1 a 2,2 kg.
Distribuição: Existe em toda a Península Iberíca e também cobre o oeste, sudoeste e sul da França, excepto a zona província de Bretagne(Bretanha).
Comportamento: A Geneta normalmente, para viver, escolhe um terreno alto á beira de um rio e é raro abandoná-lo. É um animal solitário e hostil com os animais invasores dos seus territórios, muito ágil que trepa e nada muito bem. Possui hábitos nocturnos, repousando durante o dia em buracos das árvores. Quando caça, segue a sua trilha habitual que é marcada com a sua urina.
Reprodução: A Geneta torna-se independente ao completar doze meses de idade e com dois anos atinge a maturidade sexual. A sua reprodução ocorre uma vez por ano (em meados de Fevereiro/Março ou Julho/Agosto, alturas em que é mais frequente o cio) e as crias, que podem ser até 4 por ninhada, nascem após 11 semanas de gestação, no inicio do Verão ou Outono.
Olá! O meu nome é Ana Inês... Descobri este site e achei-o muito interessante... Mas também o descobri porque em C.N que é Ciencias da Natureza a nossa professora disse que tinhamos de fazer um travalho sobre um animal que preferirmos fazer... o trabalho tem de ser feito a pares... eu e a minha aniga do trabalho dessidimos fazer o trabalho sobre a geneta... é um animal espectacular... a geneta é um animal que precisa de ser protegido... porque está num grande perigo... precisa de ser protegida... quem estiver a ver este comentario que nao ache que isto é uma piada... porque não!
ResponderEliminarolá....
ResponderEliminarsó vim cá para dar um conselhon a todas as pessoas que estão a ler este comentário ...
a geneta é um animal independênte que tem tanto direito de viver como nós
todos nós a devemos proteger
se todos gostam de casacos de pelo verdadeiro e daqueles topo de gama entaõ só vos aviso que ñao os vao ter porque a cida desses animais esta a acabar
podiam só cortar o pelo mas nao vao logo matalos sei que sao animais que mordem e que podem ser violentos mas matar
é um pecado
eu só tenho 10 anos e sou protectora da natureza enquanto voces que podem ser muito maiores do que eu e nao protegem os animais
va la eu consigo dizer «eu sou capaz de salvar a geneta » e voces ?
ResponderEliminarola a todos os meus ouvintes e leitores e so para avosar que eu estou de volta e que reparei que ja nao ha tantas genetas mortas
ResponderEliminarola... sou eu outra vez a mariana e so para dizer que agora sempre que comentem este sit estao a contribuir para a causa « Genetta Genetta»
ResponderEliminarOntem vi pela primeira vez uma Genetta ao vivo.Nem sabia que animal era, ao inicio parecia um gato... É um animal muito bonito. Como todos os animais merece ser protegido.
ResponderEliminarUm lindo animal!
ResponderEliminarUma pena não termos mais informações sobre ele....
Alguem sabe como proteger as ginetas??
ResponderEliminar